segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mais um pouco sobre a insensatez


INTRODUÇÃO
O assunto ainda é o insensato. Como vimos no último estudo: “Parece uma das figuras mais fortes no livro. Há três termos usados para ele, que nossas Bíblias traduzem como “insensato”. O primeiro é kêsil, o segundo é ‘ewil e o terceiro é  nabal. Assim mudamos da sabedoria para insensatez, a não sabedoria”. Na semana passada vimos o insensato kêsil. Hoje vamos ver o insensato ‘ewil.

  1. RELEMBRANDO O INSENSATO KÊSIL
Na semana passada, além de vermos os três tipos de insensato, vimos o primeiro tipo, chamado, em hebraico, de kêsil. Para relembrar, voltemos à sua definição: “É o termo mais comum, aparecendo quase cinqüenta vezes. A idéia é da pessoa estúpida e obstinada, que nunca cede em seus pontos de vista. Sempre se julga certa. Em si mesmo, ele é uma pessoa sem capacidade de se concentrar em algum projeto”. É o insensato que sabe tudo e que nunca muda seus pontos de vista e quer que o mundo se amolde a ele. É a idéia de alguém arrogante, turrão.

2. CONHECENDO O INSENSATO ‘EWIL
Seu sentido é um pouco diferente do visto na semana passada.  Este termo aparece 19 vezes e significa “estupidez” e “teimosia”.  Parece mais forte, mais sinistro. Como é ele?
(1)    Ele é conhecido logo que abre a boca. Só sai o que não presta: 10.14. O sábio guarda a sabedoria. Ele “gasta” bobagem. E despreza a sabedoria a instrução: 1.7.
(2)    Ele adora bate-boca, gosta de meter-se em discussões, força-as: 20.3. O sábio foge de discussões, mas ele as ama. Dá um boi para entrar numa briga e uma boiada para não sair. Um cristão não deve ter tal costume: 1Coríntios 11.16.
(3)    O seu falar logo se manifesta em ira: 12.16. Como gosta de discussões, sua ira logo se acende. Ele é contencioso. Até mesmo em questões religiosas. Quem entra em discussão com ele nunca terá descanso. Por isso deve ser evitado: Tito 3.9-11.
(4)    Quando se ira, não tem senso de proporção: 27.3. Faz tempestade em copo d’água.
(5)    Por ser insensato (‘ewil) e falador, ele nunca ouve, e assim não aprende: 10.8 e 15.5. Aliás, não aprende nem à base de pancada: 27.22 (ver, principalmente, a BLH).

CONCLUSÃO
“Estúpido” e “teimoso” são os dois maiores significados deste termo. É a pessoa que nunca erra, que vence todas as discussões, que as ama, e que só sente bem levando vantagem sobre alguém.  Já o seguidor de Cristo tem outro padrão: Efésios 4.29-32. E observe que “entristecer o Espírito” está conectado aos pecados de língua, de mau gênio e escassez de misericórdia. O ‘ewil entristece o Espírito. O sábio e justo semeia o bem com suas palavras.

Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho
Fonte: isaltino

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Seja educado em seu comentário. Identifique-se. (2) Discordar não é problema. É solução, pois crescemos em aprendizado! Contudo, com bons modos. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...