domingo, 6 de novembro de 2011

Há prazer no Senhor


Pastor Iranildo Medeiros

A busca por prazer é algo almejado por todo ser humano. O que a bíblia fala sobre prazer numa visão total na vida do homem? Seria ter prazer pecado? Seria buscar prazer pecado?

A definição de prazer do mundo é compatível com o que a bíblia revela? Vivemos direta ou indiretamente em busca de prazer e na verdade é isso que move a humanidade. Existe uma inquietação em nós para buscar prazer diariamente, e normalmente buscamos essa satisfação no mundo e nas coisas que há no mundo, mas a verdade é que não encontramos satisfação completa e continuamos insatisfeitos. A pergunta é: Onde seremos e estaremos satisfeitos? A resposta as escrituras nos dará.

Exemplo de prazeres que a humanidade busca.
Viajar, Esportes, Comer, Aventuras sexuais, Construir, Drogas, Bebidas e etç.

Porque somos tão inquietos em relação a esses prazeres? Agostinho[PI1]  em uma frase responde esse dilema. Ele diz: Fizeste-nos para ti, e inquieto está o nosso coração enquanto não repousa em ti. E no mesmo pensamento C. S. Lewis complementa dizendo: Se encontro em mim um desejo que nenhuma experiência deste mundo pode me satisfazer, a explicação mais provável é a que fui criado para um outro mundo

Salmos 27: 4
Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.

Encontramos a busca do Salmista por prazer no Senhor. Uma sublime expressão sobre a constância de um coração devoto. O salmista está determinado a buscar a permanente, segurança e alegria da presença de Deus. Seu desejo é primeiramente habitar com o Senhor, para contemplar Sua beleza (heb. "encanto") e para meditar n’Ele (3). Em segundo lugar, ele anseia ser oculto da tribulação na proximidade de Sua presença (5), para ver por cima e além dos outros, e para adorar com clamores de regozijo (6). A tudo isso eu dou o nome de prazer no Senhor


1 – Moisés já havia dito. Devemos ter prazer no Senhor Dt 28: 47,48 - Porquanto não serviste ao SENHOR teu Deus com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo.
Assim servirás aos teus inimigos, que o SENHOR enviará contra ti, com fome e com sede, e com nudez, e com falta de tudo; e sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te tenha destruído. Uma coisa é certa se não buscarmos ter prazer no Senhor certamente seremos impulsionados a continuar buscando no mundo. E o resultado será escravidão por viver em busca de satisfação para nossas inquietações da alma.
2 – O salmista declara esse prazer.

Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente. 
Salmos 16:11
Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. 
Salmos 37:4
Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus! 
Salmos 43:4
Salmos 9:2
 Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.

Salmos 28:7
 O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.

Salmos 98:4
 Exultai no SENHOR toda a terra; exclamai e alegrai-vos de prazer, e cantai louvores.

Salmos 112:1
 LOUVAI ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer.

Salmos 119:143
 Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer.


3 – Há prazer no perigo.

Prazer no senhor não significa estar livre do perigo, da dor e do sofrimento. Esse prazer esta na mente, no entendimento do fruto que será gerado. Como uma gravida em suas dores e sofrimentos sabe que o fruto gerado será o seu prazer e assim quando olhamos para o futura temos que crer que o nosso maior prazer é gerado em meio ao perigo, a dor e ao sofrimento.
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. 
2 Coríntios 12:10
Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. 
Filipenses 4:4
Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo. 
2 Coríntios 6:10
Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; 
1 Pedro 1:8
Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. 
1 Pedro 4:13

4 – Buscar por prazer fora de Deus nos torna mudanos. Tg 4

Conclusão: Só encontraremos prazer completo em Deus. Nele há prazer em todos os  momento de nossas vidas sejam bons ou maus e nEle e somente nEle seremos totalmente satisfeitos. Salmos 63: 1-8



 [PI1]Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona foi um importante bispo cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354 e morreu em 430. Era filho de mãe que seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão. Logo, em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo (sistema religioso que une elementos cristãos e pagãos).

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor,

(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Seja educado em seu comentário. Identifique-se. (2) Discordar não é problema. É solução, pois crescemos em aprendizado! Contudo, com bons modos. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...