A bíblia nos revela alguns tipos de fé que não produz salvação e é importante identificá-las pra não correr o risco de acharmos que estamos salvos por elas.
A bíblia menciona a Fé Intelectual que é a que traz conhecimento da palavra de Deus, a obra de Cristo, mas os pecadores ímpios tem ( Rm 1 : 18 – 21 ) e os demônios também ( Tg 2 : 19 ) e esse conhecimento na garante salvação.
A Fé Histórica ela concorda com ou aprova determinados fatos bíblicos vemos isso no exemplo de Nicodemos parecia concordar com fatos sobre a identidade de Jesus, porém isso não lhe garantia a entrada no reino dos céus ( Jo 3 : 1 – 3 ) assim também o rei Agripa acreditava nos profetas, mas essa fé não o trouxe salvação ( At 26 : 26 – 28 ).
A Fé Miraculosa muita gente acreditou no poder de Jesus após a multiplicação dos pães e peixes a ponto de desejarem torná-lo rei ( Jo 6 : 14,15 ) porém isso não isentou que Jesus identificasse os incrédulos ( Jo 6 : 26 – 64 ) estavam interessados somente no que Ele podia fazer.
A Fé Temporal por ser passageira e momentânea esta fé se baseia na vida emocional a parábola do semeador ilustra bem a fé temporal que sucumbe em meio as tribulações e perseguições.
A Fé Salvadora nos faz reconhecer que somos pecadores ao olharmos pra Cristo como o filho de Deus e nos traz convicção de pecado e a necessidade de arrependimento ( Rm 3 : 22 – 25 ) fatos que nenhuma das outras que foram mencionadas faz.
Medite nisso.
Pr. Iranildo Medeiros
7 comentários:
Mensagem ministrada pelo Pr.Iranildo na IMS
Muito edificante mensagem de salvação aos que estão dispostos a ouvirem e a darem um passo rumo ao aprendizado da palavra. Há exemplo da mensagem desse domingo em que o foco abordado “Estamos em Guerra” trouxe um alerta, um aviso do alto daquilo em que a Bíblia já exorta, a vigilância. A passagem citada de Davi e Golias, pregada fora colocada no contexto direcionado a humanidade desse mundo, todos os que a meu ver estão em constantes ataques do inimigo causado pelo pecado ou tendências pecaminosas de cada um. Rejeitando a Jesus o inimigo conquista direito legal para agir sobre o homem. Assim entendo a mensagem. Como fora dito pelo Pr. Iranildo não é o Diabo diretamente causador das mazelas dos homens, e sim o pecado que nele habita.
Aldo Pio
Muito bom!, irei publicar no meu blog com créditos ao Senhor! Deus te abençõe!
Daniel, obrigado pela visita e comentário. Fique a vontade para posta em seu Blog. Deus te abençõe.
Em Cristo, pastor Iranildo Medeiros
mto obg pr. vc esta de parabens
Tenho receio que estas afirmações sobre vários tipos de Fé, contamine cada v. ez mais a nossa já enfraquecida Fé, haja visto que estas afirmações (Vários tipos de Fé) são anti-biblicas (ver Efésios 4:5 em diante onde aborda bem a unidade da Fé) e são defendidas a muito tempo em escrituras védicas (capitulo 17 do Bhagavad Gita). Nossa FÉ tem que ser única, costumamos alegar que temos fé para a salvação e não temos fé para cura ou milagres.....A verdade é uma só....não temos Fé nem como um grão de mostarda (Graças a DEUS que a salvação é concedida gratuitamente) ......Ela é concedida por DEUS e após isso é fortalecida e consolidada pela nossa caminhada com CRISTO e com o ESPIRITO SANTO. É necessário desenvolvermos a nossa Fé, para que até a nossa salvação não venha a ser comprometida também .....joaoframos@hotmail.com
Pregador Menezes. A fé é a base da vida cristã edificadas na estrutura da palavra de Deus.
pastor, e quanto a fé como FIDELIDADE mencionada no Fruto do Espírito? E a que Paulo, em Romanos, associa a obediência pela fé? Há alguma diferença das cinco mencionadas no Estudo?
Postar um comentário
Caro leitor,
(1)Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Seja educado em seu comentário. Identifique-se. (2) Discordar não é problema. É solução, pois crescemos em aprendizado! Contudo, com bons modos. Sem palavrão! (3) Ofereça o seu ponto de vista, contudo, a única coisa que não aceitarei é esta doutrina barata do “não toque no ungido” do Senhor.