0 comentários

domingo, 9 de junho de 2013

Dez mandamentos para se ouvir um sermão


Luis A R Branco

1) Seja um leitor assíduo da Bíblia, para estar familiarizado com as passagens bíblicas. E seja também um leitor assíduo de boa literatura cristã, inclusive algumas de cunho teológico, para que esteja familiarizado com as questões teológicas e doutrinárias. O básico é indispensável a todo cristão.

2) Ore pelo pregador, para que Deus o use enquanto ele fielmente expõe a Escritura Sagrada.

3) Ore por si próprio, para que Deus prepare seu coração para receber a Escritura Sagrada sem pressa para que o sermão termine logo e para que você possa aplicá-lo com fidelidade em sua vida.

4) Examine tudo o que você ouvir, confirmando se o que é dito tem base nas Escritura Sagrada e é teologicamente compatível com a doutrina cristã ensinada pelos Apóstolos, Pais da Igreja e Reformadores.

5) Na medida do possível, procure conhecer a idoneidade do carácter do pregador. Um homem de Deus precisa ser integro. No entanto, cuidado para não confundir carácter integro com a expectativa de uma pessoa perfeita e infalível.

6) Cuidado com pregadores que se auto-consagraram e também com aqueles que se declaram ou foram declarados apóstolos, profetas, ungido, pai-postolos, arcanjo, e semelhantes, pois suas palavras corrompem mais do que edificam.

7) Desconfie de toda mensagem que exceda o trivial, em especial se o pregador rejeita ou excede em crítica ao cristianismo histórico. E desconfie também dos pregadores que se declaram portadores de uma nova e exclusiva revelação, pois este é o caminho das seitas e heresias.

8) Não confunda eloquência com unção.

9) Não seja exigente demais quanto a profundidade da mensagem, nem confunda unção com sentimentalismo. Se alegre com a mensagem, ainda que simples, se for bíblica, ainda que já a tenha ouvido outras vezes, ainda assim é a Palavra de Deus.

10) Esteja desejoso por encontrar a Deus na pregação. Como disse Karl Barth: “A Escritura é lugar onde Deus encontra-se com o seu povo.”



Rev. Luis A R Branco escreve em VERDADE NA PRÁTICA





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...